Pintura Intumescente

Este sistema consiste na aplicação de primer epoxi de alto desempenho, tinta intumescente e top coat em qualquer cor existente a fim de proteger a tinta intumescente da atmosfera
As tintas intumescentes aplicadas pela ENGTERM são testadas em diversos laboratorios internacionalmente reconhecidos através de normas especificas atendendo as Normas Brasileiras e as Instruções Tecnicas do Corpo de Bombeiros.

A tinta intumescente quando exposta a ação do fogo direta ou indiretamente reage a partir de 200°C iniciando um processo de expansão volumetrica formando um filme isolante com espessura de até 60 vezes a sua espessura original promovendo a inibição da ação do fogo sobre o material protegido garantindo a segurança humana e minimizando perdas materiais.

Neste processo de expansão são liberados gases atoxicos que atuam em conjunto com resinas especiais formando uma espuma semi rigida na superficie da estrutura, retardando a elevação da temperatura do aço e seu possivel colapso.

Nossa empresa está qualificada para aplicar diversos produtos existentes no mercado nacional e internacional. Nossos materiais e serviços são aceitos pelo Corpo de Bombeiros e pelas companhias seguradoras.

Antes da aplicação é recomendável um prévio jateamento abrasivo ao metal quase branco ou lixamento mecânico para posterior aplicação de fundo primer epoxi com espessura pelicula seca recomendada de 100 micrometros.

Para a aplicação dos materiais após o jateamento ou lixamento , a estrutura deve estar limpa, isenta de oleos , graxas ou qualquer outro material que possa comprometer a aderência do revestimento.

A aplicação da tinta intumescente pode ser feita com a estrutura metálica montada ou ainda na fábrica, sendo recomendável a sua aplicação depois de montada para evitar danos ao revestimento durante a montagem da estrutura.

Existem algumas formas de aplicação para este revestimento, podendo ser aplicado por equipamentos airless ou através de rolos especiais. Nossa equipe é treinada e qualificada para operar e aplicar estes equipamentos e materiais.

A aplicação deste tipo de revestimento requer controle de qualidade na obra, sendo necessario o controle de umidade relativa do ar e espessura aplicada atraves de medidor eletronico de camadas, sempre respeitando o intervalo de tempo entre demãos.

A espessura final da tinta intumescente aplicada é definida em função do TRRF (tempo de resistencia ao fogo) e do fator de forma do perfil metalico.

Fator de forma ou massividade é o perímetro do perfil exposto ao fogo em função de sua seção transversal.